draericadelanna.com.br

Confira alguns conteúdos livres

Psicoterapia e
saúde mental

Perda e Luto na TCC (2020)

Sociedade

Ansiedade e regras sociais

Disponível também na Globoplay:

O futuro paradigma

Disponível também na Globoplay:

Inteligência Emocional

Necessidades emocionais fundamentais

Regulação Emocional

Cursos

Alguns temas de cursos:

  • Inteligência emocional e regulação emocional.
  • Comunicação assertiva e Comunicação Não-violenta (CNV).
  • Traumas infantis e transtornos mentais.
  • Psicoterapia e Neurociências.
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC) e Terapia do Esquema.
  • Avaliação psicológica e neuropsicológica.

Para saber sobre Cursos com a participação da Professora Dra. Érica de Lanna, siga o Instagram para receber informações atualizadas sobre cursos e palestras.

Artigos e capítulos de livros publicados

Baralho Infantil de Esquemas: investigando pensamentos

DE LANA, E.; BALEKJIAN, P. A. . Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2020. v. 1. 48p .

Teorias Cognitivas e Comportamentais em Contextos

DE LANA, E.. TCC e Neurociências. In: Paulo Ribeiro; Adriana Lacerda. (Org.). Teorias cognitivas e comportamentais em contextos. 1ed.São Paulo: Jefte, 2023, v. 1, p. 91-108.

Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências

Oliva, AD ; DE LANA, E. ; PINHEIRO, G. A. . Transtorno de insônia. In: Andre Luiz Moreno; Wilson Vieira Melo. (Org.). Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidencias. 1ed.Porto Alegre RS: ArtMed, 2022, v. , p. 181-196.

Produções em Terapia Cognitivo-comportamental: Integração e Atualização

DE LANA, E.. “Eu sei, mas não sinto!”: o uso das técnicas experienciais em terapia cognitiva. In: Carvalho MR, Falcone EMO, Malagris LEN & Oliva AD.. (Org.). Produções em terapia cognitivo-comportamental: integração e atualização. 1ed.: , 2020, v. , p. 99-112.

Terapia do Esquema com Crianças e Adolescentes

DE LANA, E.. Estresse precoce e o desenvolvimento de esquemas. In: Aline Henrique Reis. (Org.). Terapia do esquema com crianças e adolescentes. 1ed.Campo Grande: Episteme, 2019, v. 1, p. 87-120.

Relacionamentos Amorosos na Era Digital

Cassepp-Borges, V ; DE LANA, E. . Aplicativos de relacionamento. In: Adriana Nunan; Maria Amelia Penido. (Org.). Relacionamentos amorosos na era digital. 1ed.Rio de Janeiro: Artesa, 2019, v. 1, p. 20-25.

Abordagens Cognitivo-comportamentais no Contexto Escolar

MEIRELLES, E. L.; HERINGER, N. . Efeitos do estresse na aprendizagem: contribuições das neurociências cognitivas. In: Juliana Mendes Alves. (Org.). Abordagens cognitivo comportamentais no contexto escolar. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018, v. , p. 113-128.

BALEKJIAN, P. A. ; PAIVA, A. L. S. ; Pires, PP ; Fioravanti-Bastos ACM ; DE LANA, E. . Esquemas iniciais desadaptativos em crianças e adolescentes: adaptação e avaliação crítica do “Questionário de esquemas para crianças e adolescentes”. Programa PROCOGNITIVA. 1ed.Porto Alegre: SECAD ARTMED, 2018, v. 13, p. 9-50.

MEIRELLES, E. L.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. ; GARDINO, P. F. . Estresse precoce e neuropsiquiatria: etiologia, prognóstico e prevenção. In: FBTC; CB Neufeuld; EMO Falcone; B Rangé. (Org.). Procognitiva – programa de atualizacao em terapia cognitiva comportamental. 4ed.Porto Alegre: SECAD, 2017, v. 2, p. 75-113.

MEIRELLES, E. L.. Abordagem cognitivo-comportamental da fobia social. In: Monica Portela. (Org.). Temas em terapia cognitivo-comportamental – volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: Cpaf-Rj, 2010, v. 1, p. 91-118.

NUNCIATO, A. C. ; MEIRELLES, E. L. ; GARDINO, PATRICIA . From Micro to Macro: Regulation Up- and Down-Adult Neurogenesis Process. Journal of Behavioral and Brain Science, v. 03, p. 489-496, 2013.

NUNCIATO, A. C. ; MEIRELLES, E. L. ; GARDINO, PATRICIA . From Micro to Macro: Regulation Up- and Down-Adult Neurogenesis Process. Journal of Behavioral and Brain Science, v. 03, p. 489-496, 2013.

Em preparação

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INTEGRADA À PRÁTICA CLÍNICA: ARTICULANDO PROJETOS DE ENSINO, MONITORIA, ESTÁGIO CLÍNICO E EXTENSÃO EM TERAPIAS COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIAS. 

Autoria: Érica de Lana, Mirian Pires, Jeine Medeiros

VERGONHA: ASPECTOS DESENVOLVIMENTAIS E CLÍNICOS.

Autoria: Eliane Mary de Oliveira Falcone, Monique Plácido Viegas, Érica de Lanna  e Tamara Melnick.

DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA EM TCC: FLEXIBILIDADE COGNITIVO-COMPORTAMENTAL.

Autoria: Érica de Lanna , Priscilla Lourenço, Liliane Peixoto Amparo, Maria Amélia Penido.

Endereço para acessar o currículo Lattes da Dra. Érica de Lanna: